Datas Relevantes – Plantio: Dia do Agricultor
O pequeno produtor é responsável pela produção de metade dos alimentos cultivados no Brasil, sendo um pilar importante para o equilíbrio entre a cidade e o campo.
Com a Revolução Verde, que trouxe os insumos químicos para as lavouras, muitos pequenos produtores acabaram virando grandes produtores devido à mecanização e facilidade do plantio e colheita.
Esse movimento diminuiu o preço dos alimentos, e consequentemente o valor pago ao pequeno produtor, que se vê incapaz de competir com uma grande produção em escala. O resultado foi o êxodo rural que acompanhamos há anos em nosso país.
Nos últimos tempos, com a descoberta pelo grande público, dos malefícios causados pela produção agrícola convencional, nós vemos um aumento dos pequenos produtores orgânicos. Criando uma base sustentável de cultivo e respeitando a natureza, os pequenos produtores orgânicos e agroecológicos, promovem a biodiversidade em suas propriedades, e contribuem para a preservação da natureza.
Trabalhando de sol a sol e sempre plantando mais do que se colhe, o pequeno produtor merece nossa atenção nas feiras e cestas delivery.
A produção rural em pequena e média escala não tem incentivo do Estado no Brasil, por isso devemos parabenizar os nossos queridos produtores locais pela garra e persistência!
Consuma mais itens regionais e busque conhecer a época das hortaliças para adquirir sempre alimentos frescos e de qualidade!
Consuma localmente!
Obrigado pequeno produtor! Você é o futuro da Nova Era!
Texto: João Baranov
Instagram: @joaobaranov
Área de Atuação: Profissional de Permacultura, Artista
Arte Gráfica: @villaskohl
Projeto Editorial: Tess Villa