A MULHER E A CÂMERA – DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Há exatos 181 anos, o governo Francês anunciou a aquisição do Daguerreótipo, o primeiro dispositivo a fixar uma imagem de forma permanente em uma chapa, dando origem oficialmente à Fotografia. 

De lá pra cá, evoluímos de placas de cobre e prata, vapor de mercúrio, filmes em rolinhos à fotografia digital de altíssima qualidade. 

Evoluímos em termos tecnológicos… Mas e o mercado? Evoluiu de forma justa no tocante à participação feminina? 

Bem, analisando alguns dados na internet, parece que a Fotografia é apenas uma palavra feminina, porque o seu universo, por enquanto, pertence aos homens. 

Assim como a sociedade diferencia certos cargos estereotipados por gênero, na fotografia isso também acontece. A fotógrafa gaúcha Danny Bittencourt observa que hoje as mulheres são a grande maioria nas escolas de fotografia, buscando capacitação e qualificação, mas que a maior parte delas só ganha espaço em nichos relacionados com a maternidade, a família, a delicadeza. Faltam espaços para mulheres em nichos como fotografia pericial, esportiva, fotojornalística, de moda etc. 

Aliás, as redações parecem ser lugares pouco hospitaleiros para mulheres. Segundo o Portal El Pais, a Women Photograph (WP) constatou que na edição das melhores imagens de 2018 das agências de notícias internacionais a representatividade das mulheres foi inferior a 10%. A mesma pesquisa ainda destaca que as mulheres são mais pessimistas em relação ao futuro na profissão e citam situações como queda no volume de trabalho pela maternidade, assédios e violência como principais fatores de estresse. 

Aqui no Brasil, os homens são 70% dos palestrantes dos grandes congressos e abraçam grande fatia do mercado de casamentos. 

Dados não faltam para ver que ainda há um desequilíbrio no mercado. Mas, enquanto isso se desenrola, quero que você conheça e se inspire em algumas mulheres que mudaram a história da fotografia! Clica aqui e veja a publicação completa no instagram: https://www.instagram.com/p/CEFyHFTDVZe/?igshid=qtenoqofneop

 

Texto: Juh Pessoa

Instagram: @juhpessoafotografia

Área de Atuação: Fotografia

Arte: Juh Pessoa

Projeto Editorial: Tess Villa